Conheça as 4 vantagens de utilizar o linux

linux

Mesmo que você não seja um programador, pelo menos uma vez na vida já ouviu falar do Linux. Este sistema operacional é um dos que mais cresce no mundo atualmente, e vem ganhando espaço nos setores de TI. Mas apesar dos benefícios o Linux ainda é considerado um sistema hostil para o usuário comum, diminuindo a sua adesão.

A seguir você vai conhecer um breve histórico deste sistema, além de conhecer algumas das suas vantagens:

 

Breve história do Linux

O Linux foi criado em 1991, pelo, o então, universitário finlandês Linus Torvalds. O sistema teve como base o Minix, um sistema operacional simples desenvolvido para auxiliar os estudantes de computação. O Mnix era gratuito, livre e com código aberto, assim os alunos poderiam estudá-lo e criar novos projetos (Fonte: Infowester). Foi desse modelo que Torvalds tirou a ideia de criar seu próprio projeto.

Com o objetivo de conseguir ajuda de outros desenvolvedores, em 1991 Torvalds disponibilizou o código-fonte do Linux sob a licença GNU. Com o interesse de outros profissionais foi possível adicionar novos recursos ao sistema operacional e, assim, em outubro do mesmo ano, foi divulgado a primeira versão oficial do Linux, a versão 0.02. A partir de então o número de desenvolvedores e versões cresceu rapidamente (Fonte: Infoescola). Três anos depois a primeira versão foi disponibilizado ao público. Atualmente, existem vários versões do Linux cada uma com um tipo de customização diferente.

 

Conheça algumas das vantagens de utilizar o Linux

Agora que você conheceu um pouco a história do Linux, que tal descobrir quais são as suas vantagens? Seguem abaixo alguns dos benefícios que um usuário poderá  ter ao utilizar este sistema operacional.

É de graça

Uma das grandes grandes vantagens de se utilizar o sistema operacional Linux é a sua gratuidade. O software livre pode ser instalado em qualquer computador sem a necessidade de adquirir uma licença. Segundo o site da empresa Lisdata os únicos custos Os custos relacionados ao Linux “são os serviços de instalação, manutenção, suporte técnico, treinamento e atualização”.

É seguro

Outro ponto forte do Linux é que, desde seu início, ele leva em conta a segurança. Assim, o sistema tem poucos vírus e os que conseguem o infectar não são danosos. Os especialistas ainda comentam que a infestação de vírus em um sistema Linux é muito mais difícil. Além disso, existem antivírus que também contam com atualizações gratuitas.

É flexível

Por ter código aberto, quem usa o Linux tem a possibilidade de configurá-lo conforme suas necessidades. Assim, você pode escolher diversas soluções para cada problema que encontra. Existem, por exemplo, vários processadores de textos disponíveis gratuitamente, além de diversos outros programas.

A comunidade de suporte é ativa

Se você tiver algum problema com o Linux, ou com algum programa instalado, você poderá encontrar uma grande variedade de fóruns e listas de discussões que explica como resolver os defeitos do sistema. Nestes grupos você pode resolver desde problemas simples, aos mais complexos.

Gostou das dicas? Então ajude outros interessados no sistema Linux e compartilhando esta publicação.

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *