6 cursos mais procurados na Engenharia

Engenheiros trabalhandoFreepik

Que os cursos de Engenharia estão em alta, todo mundo está cansado de saber, mas você sabe quais os cursos mais procurados pelos estudantes?

A Engenharia tem diversos ramos de atuação, e, quem tem interesse em cursar esta área, pode escolher desde a Engenharia Mecânica, como Elétrica ou Ambiental, além de várias outras possibilidades. Mas, diante da diversidade as vezes fica difícil escolher uma destas para atuar.

Para ajudar as pessoas a escolherem um ramo da Engenharia para cursar listamos, a baixo, os 6 cursos de Engenharia mais procurado pelos estudantes que estão prestes a fazer vestibular. Quem sabe conhecendo os cursos mais buscados você possa descobrir qual área seguir.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é o curso mais procurado nas Universidades de todo o Brasil. A grande busca por este ramo se deve ao fato de que os profissionais formados têm muitas chances de entrar logo no mercado de trabalho. Outro fator que influencia esta escolha é o número de obras e construções no país, o que faz aumentar a busca do curso pelos profissionais. No entanto, deve-se observar que a quantidade de pessoas formadas na área também cresceu nos últimos tempos, ou seja, existe um excedente de mão de obra neste mercado.

Engenharia da Produção

Outro curso muito procurado é o da Engenharia de Produção. A alta busca se deve ao fato dele ter um campo de atuação variado, que vai desde desenvolvimento organizacional, passando por agroindústria e vai até a Engenharia do Trabalho. Como é um ramo amplo o mercado de trabalho também é diversificado, com oportunidades nos setores da mecânica, química, petróleo, alimentos, eletroeletrônicos, entre outros.

Engenharia Mecânica

O mercado amplo e em alta faz com que a Engenharia Mecânica seja um dos cursos mais buscado atualmente. O ramo é tão aquecido, que chega ao ponto de muitas empresas firmarem parcerias com as universidades em busca de talentos. Segundo o site Guia de Carreiras, os setores que mais empregam profissionais da área são as indústrias petroquímica e automobilística. O portal ainda indica que em alguns estados, a demanda é por profissionais que desenvolvam projetos de automatização e robótica.

Engenharia da Computação

O engenheiro de computação é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho e pode receber altas remunerações. Isso torna esta Engenharia bastante requisitada nos cursos superiores. Responsável por projetar e desenvolver equipamentos computacionais como software e hardware, o formado na área também pode atuar no suporte e gerenciamento das redes de computadores das empresas. As principais instituições que contratam este tipo de profissional são do ramo automobilístico, da informática e telecomunicações.

Engenharia de Automação

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de um Engenheiro de Controle e Automação é de R$ 6.057. Este é um dos motivos para a Engenharia de Controle e Automação ser um dos cursos mais requisitados do mercado. Além disso, com a ampliação do parque industrial brasileiro, os profissionais do ramo passaram a ser essenciais, o que aumentou a oferta de vagas para o ramo.

Engenharia Química

Já a Engenharia Química é um dos cursos mais buscados por causa da diversidade do mercado de trabalho para este profissional. Os engenheiros químicos podem encontrar ofertas de trabalhos nas indústrias petroquímicas, de polímetros, tintas, de materiais de construção e também alimentícia e de bebidas. O Salário médio dos formados nesta graduação poderá chegar a até 8 salários mínimos. Sendo assim esta é também uma dos cursos mais procurados da Engenharia.

Achou a informação útil? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais?

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *