3 passos para você criar sua própria Startup

Mão escreve Startup e desenha uma lâmpada.

http://openstartups.stefanini.com/

A criação de Startups tem aumentado no Brasil mesmo com a crise econômica. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número destas empresas nascentes chegou a 4.151 ao final de 2015, com crescimento de 18,5% em seis meses. O crescimento deste setor acontece, pois as Startups são um modelo de negócios escalável e repetível. “Diferentemente de uma padaria que vai ter que ter novos investimentos para atender novos clientes, uma startup pode, de uma forma bem pequena, começar a atender grandes clientes mantendo quase o mesmo custo”, diz Guilherme Junqueira, da Associação Brasileira de Startups (Depoimento retirado do site Cámara espanhola).

O que são Startups?

Existem várias explicações para definir uma Startup, mas a com maior difusão é a que diz:

“Uma Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza” (Fonte: Exame).

Ou seja, é uma empresa iniciante com custo de manutenção baixo, mas que conseguem crescer e gerar lucro rapidamente. Normalmente formada por jovens, as Startups podem atuar em qualquer ramo. A sua característica principal é o alto grau de inovação, por causa disso as maiores representantes são as empresas online.

Passos para criar uma Startup

Para te ajudar nesta empreitada, resolvemos separar algumas valosas dicas que te possibilitará criar uma Startup de sucesso.

1º- Encontre um mercado de interesse

Antes de tudo você precisa encontrar um mercado de atuação que goste e tenha algum conhecimento. Se por acaso você teve uma grande ideia, mas não conhece o setor então é preferível que pesquise informações antes de começar a desenvolver o seu negócio. Lembre-se: É preciso ter conhecimento para conquistar sucesso com o seu empreendimento.

2º- Busque firmar parcerias

Às vezes é necessário ter mais que uma boa ideia para começar uma Startup. Um bom negócio, muitas vezes, pode ser viabilizado pelos contatos que você tem e faz. Por isso, é sempre importante buscar pessoas interessadas no seu modelo de negócios e que possa formar sociedade, investir no seu negócio, ou que possa contribuir no desenvolvimento da ideia. Uma possibilidade é encontrar mentores especializados na área de atuação da Startup.

3º- Valide sua ideia e crie um modelo de negócios

Um passo muito importante para criar uma Starup é validar o produto. Para isso, é preciso entender qual é a estratégia do serviço e definir a visão, valores e produto, descobrir o público alvo e as necessidades do projeto.

Depois de validar a Startup vai ser necessário criar o modelo de negócios. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é desenvolver o CANVAS, uma ferramenta muito utilizada por empreendedores e que une, as principais características do negócio.

Gostou da publicação? Então curta nossa fanpage e fique por dentro das nossas novidades.

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *