Conheça as mulheres mais famosas nas tecnologias

Atualmente as mulheres representam apenas 30% do total de matrículas em cursos de Engenharia, segundo Censo 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Mas apesar dos  números, a história nos mostra que estas sempre foram parte importante para o desenvolvimento deste ramo do conhecimento. Não é atoa, por exemplo, que a primeira pessoa a criar um algoritmo tenha sido uma mulher.

Para resgatar a importância destas cientistas, estudiosas e tecnólogas destacaremos, abaixo, as maiores personalidades femininas no mundo da engenharia.


 Ada Lovelace: Considerada a primeira programadora da história, Ada foi percursora da ciência da computação. Após traduzir textos de um matemático italiano, publicou em 1843 instruções para o primeiro algoritmo a ser processado. Somente depois de sua morte seu trabalho foi comprovado como correto, já que na época que formulou não existia maquinário necessário para o experimento. Atualmente ela dá nome ao prêmio que contempla avanços significativos em sistemas de informação criado pela Sociedade Britânica de Computação.

 

Edith-ClarkeEdith Clarke:  Primeira mulher a receber o diploma de engenharia elétrica do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Edith Clarke estudou matemática e astronomia, no entanto após a formatura se desiludiu com as áreas e resolveu estudar engenharia. Trabalhou como engenheira na General Electric e em 1921 recebeu a patente para a calculadora gráfica – um dispositivo usado para resolver problemas de energia elétrica da linha de transmissão. Em 1954 foi reconhecida pela “Society of Women Engineers Achievements Award“, por suas contribuições originais para a teoria de estabilidade e análise de circuitos.

 

Grace Hopper: Primeira mulher a se formar na Universidade de Yale, EUA, e almirante da marinha do mesmo país. Desenvolveu, no campo da tecnologia, o COBOL, linguagem de programação para bancos de dados comerciais e é responsável pela popularização da palavra “bug” para indicar problemas em software.  Hopper também inventou linguagens de programação para o UNIVAC, o primeiro computador comercial fabricado nos Estados Unidos.

 

Jean Jennings Bartik: Foi apenas uma das mulheres que trabalharam na construção do Electronic Numerical Integrator And Computer (ENIAC), o primeiro computador eletrônico da história e capaz de executar de cálculos diferentes para objetivos diferentes. Bartik e a equipe formada por Frances Snyder, Holberton, Kathleen Antonelli, Marlyn Meltzer, Ruth Teitelbaum e Frances Spence, desenvolveram programas balísticos durante a segunda guerra, além de criar rotinas para melhorar a eficiência do trabalho de programaro ENIAC.

 

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *