Conheça 4 grandes obras da Engenharia Civil brasileira

Não são apenas os países desenvolvidos que contam com grandes obras da Engenharia. Aqui no Brasil, por exemplo, contamos com excelentes exemplos de construções de alto porte. A potência e complexidade das obras brasileiras são reconhecidas em todo o mundo e como a indústria de construção está em fase de desenvolvimento a possibilidade de criarmos construções de alto porte podem aumentar.

A seguir apresentaremos algumas das maiores obras da engenharia civil brasileira.

Complexo Hidrelétrico de Itaipu

O complexo hidrelétrico de Itaipu está localizado no rio Paraná e é considerada a maior barragem do Brasil e uma das maiores do mundo. A barragem foi Construída entre 1975 e 1982 e foi uma parceria entre Brasil e Paraguai. Para a edificação foram usados 13 milhões de m³ de betão – material utilizado na construção civil – e contou com o trabalho de 40 mil operários. A hidrelétrica conta com 20 unidades de geração de eletricidade e fornece energia para os dois países. A usina tem 196 metros de altura e uma extensão de 7,919 m. Ela tem a capacidade de gerar 14.000 MW de energia.

Vista aérea do complexo hidrelétrico.
Vista aérea do complexo hidrelétrico de Itaipu.

Mirante do Vale

O Condomínio Edifício Mirante do Vale, ou apenas Mirante do Vale, é um arranha-céu localizado em São Paulo, SP. O Mirante do Vale, que tem 170 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto Waldomiro Zarzur e as construções duraram seis anos. Segundo o site de construção civil sua estrutura é formada por concreto armado ao invés do uso combinado de aço e concreto, em estrutura mista.

Construído na década de 60, o prédio foi durante muito tempo o maior edifício do país e já esteve entre os 20 prédios mais altos da América do Sul. Em 2014, foi superado pelo o Millennium Palace.

Mirante do Vale no entardecer
Mirante do Vale no entardecer

Ponte Rio-Niterói

Localizada na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói, que liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói, é considerada, atualmente, como a maior ponte do hemisfério sul construído com concreto protendido.  Ponte mede cerca de 13 km, dos quais 9 km estão sobre a água.

O início das obras teve com um ato simbólico em novembro de 1968 que contou com a presença da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e do Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. A construção ponte foi concluída em 1974.

Ponte Rio-Niterói mede cerca de 13 km
Ponte Rio-Niterói mede cerca de 13 km

O Millennium Palace 

O Millennium Palace é, atualmente, o prédio mais alto do país. O edifício, que fica localizado na Avenida Atlântica, na área central da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi inaugurado 2014 tirando o título de maior edifício do Brasil do Mirante do Vale. O Millennium Palace tem 177 metros de altura e 46 andares e foi construído pela FG Empreendimentos.

Prédio fica na área central da praia de Balneário Camboriú,

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *