O que é Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é um ramo que estuda os processos mecânicos e envolve a concepção da produção e operação de máquinas e ferramentas. O profissional desta área é responsável por projetar, instalar, desenvolver motores, manter, otimizar e operar sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos das indústrias. O engenheiro mecânico está sempre trabalhando com os engenheiros mecatrônicos e elétricos desenvolvendo sistemas automatizados e na indústria de eletroeletrônicos.

 

Duração do Curso

O curso de Engenharia Mecânica dura em média cinco anos. A carga horária conta com disciplinas de Matemática e Física. Como na maioria dos cursos, fara se formar em Engenharia Mecânica é necessário fazer um estágio supervisionado e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Mercado de Trabalho

O mercado que mais emprega profissionais deste ramo são as indústrias automobilísticas. No entanto, o profissional também é requisitado em empresas geradoras de eletricidade, onde desenvolve e implanta mecanismos de armazenamento e distribuição de energia. No setor de exploração de petróleo, ele pode desenvolver máquinas e equipamentos para perfuração de poços. Outro local de trabalho são hospitais, clínicas e laboratórios, no qual podem desenvolver projetos de biomecânica.

 

Remuneração

Segundo o site Último Segundo, um recém formado em engenharia mecânica pode ganhar em média cerca de R$ 4 mil. Já um profissional no auge da carreira poderá ganhar até R$ 35 mil.

 

Instituições que oferecem o curso na Bahia 

FACULDADE RUY BARBOSA

UESC – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ 

UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 

UFRB – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA 

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR 

UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

UCSAL – UNIVERSIDADE CATÓLIA DE SALVADOR 

FIEB – FEDERAÇÃO DE INDUSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA 

UNIME 

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *