08 Março – Uma História de Luta e Conquista das Mulheres (Parte II)

Manchete jornalFonte: http://www.laprovinciakr.it/attualita/

Mas há uma outra data importante nesta história no dia 25 de março de 1911. 146 mulheres morreram num incêndio na fábrica Triangle Shirtwaistm, em Nova Iorque. A maioria das vítimas eram imigrantes. Os relatos desse dia contam que as mulheres estavam trancadas num nono andar. Muitas morreram queimadas, outras da queda, depois de se atirarem em desespero pelas janelas. O acidente chocou os norte-americanos e tornou-se emblemático da falta de condições de trabalho para as mulheres.

  • 1913 – 1914 – O Dia Internacional da Mulher torna-se um mecanismo de protesto na 1ª Guerra Mundial. Como parte do movimento pela paz, as mulheres russas observaram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de março do ano seguinte, as mulheres fizeram manifestações tanto para protestar contra a guerra quanto para expressar solidariedade com outros ativistas.
  • Russas protestamFonte: https://the701level.wordpress.com/
    1917 – Contra o cenário da guerra, as mulheres na Rússia novamente escolheram protestar e fazer greve por “Pão e Paz” no último domingo de fevereiro (que caiu em 8 de março no calendário gregoriano). Quatro dias depois, o Czar abdicou e o Governo provisório garantiu às mulheres o direito de votar.
  • 1975 – Durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU começou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
  • 1995 – A Declaração de Beijing e da Plataforma de Ação, um roteiro histórico assinado por 189 governos, com foco em 12 áreas críticas de preocupação, e imaginando um mundo onde cada mulher e menina pode exercer suas escolhas, como a participação na política, receber educação, ter uma renda, e viver em sociedades livres de violência e discriminação.
  • 2014 – 58ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW58) – o encontro anual dos Estados para abordar questões críticas relacionadas com a igualdade de gênero e direitos das mulheres – com foco em “Desafios e conquistas na implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio para mulheres e meninas”. Entidades da ONU e ONGs credenciadas de todo o mundo fizeram um balanço dos avanços e desafios restantes para o cumprimento dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM têm desempenhado um papel importante na atenção sobre e recursos para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
    58ª sessão da Comissão sobre o Status da MulherFonte: http://claudioandreopoeta.blogspot.com.br/
  • O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, comemora as conquistas sociais, econômicos, culturais e política das mulheres – um dia que foi comemorado internacionalmente há mais de 40
    anos. Melhorando assim a nossa diversidade de gênero – e diversidade de modo mais geral. Mesmo com a economia atual no país, hoje em dia o quadro de mulheres na engenharia e áreas tecnológicas está crescendo, sejam atraídas pela criatividade, dificuldade, sonho ou paixão. E ainda há carreiras bem estimulantes disponíveis para as mulheres na engenharia moderna.
    Uma maneira de aumentar a consciência das oportunidades é de reconhecer e celebrar as mulheres que já trabalham na indústria. Ao celebrar essas mulheres e torná-las modelos, se espera inspirar outras meninas e mulheres para a profissão no futuro.

Cherolee Ramos, criadora do blog Mulheres na Engenharia.

Leia a primeira parte deste texto aqui.

Comments

comments

Posted by innovoengenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *