Tutorial – Projetos Mecânicos

SolidWorks

O artigo a seguir tem como objetivo iniciar um estudo a partir da ferramenta SolidWorks – software CAD (computer-aided design), capaz de criar formas tridimensionais a partir de formas geométricas elementares. Dessa forma, com o intuito de tornar mais específico o nosso aprendizado, o foco do nosso estudo será o desenvolvimento de Projetos Mecânicos, acompanhados da descrição sobre a funcionalidade de cada peça e equipamento desenvolvido.

Figura 01 - Logo SolidWorks
Figura 01 – Logo SolidWorks

 

Mancais

Estes elementos de máquinas tem como funcionalidade apoiar de forma fixa outros elementos que possuem movimentos giratórios, como por exemplo os eixos que serão estudados em artigos posteriores. A maioria das máquinas e equipamentos possuem mancais assegurando movimentação rotativa entre duas superfícies, com baixo nível de atrito e podem trabalhar com deslizamento ou rolamento dos elementos envolvidos.

Mancal de Rolamento Renderizado no SolidWorks (Material: Latão e Cobre)
Figura 02: Mancal de Rolamento Renderizado no       SolidWorks (Material: Latão e Cobre)

 

Projeto n°1: Mancal

Para um melhor aprendizado sobre as ferramentas contidas na plataforma, todos os projetos executados serão divididos em etapas como as que seguem abaixo:

1ª Etapa: Abertura de Esboço e escolha de um Plano

Primeiramente, iremos abrir um arquivo referente a construção do nosso mancal, em: Arquivo – Novo – Peça – Ok. Seguido pela abertura de um esboço na aba superior a área de trabalho e a escolha do plano frontal na árvore de construção para dar início ao desenho.

Obs.: É muito importante salvar o projeto sempre que for possível, clicando no ícone do disquete e realizando o procedimento comum para salvar qualquer arquivo. Neste caso, pode-se salvar como “Projeto 01 – Mancal”.

 

Figura 03 – Área de Trabalho
Figura 03 – Área de Trabalho

 

2ª Etapa: Construção de Círculos

Deve-se criar dois círculos concêntricos a partir do centro, através do Círculo contido na aba de ferramentas e em seguida aplica-se a ferramenta Dimensão Inteligente, clicando em cada círculo com o botão direito e inserindo seus respectivos diâmetros na janela de informações ao lado da área de trabalho.

Figura 04 – Círculos
Figura 04 – Círculos

3ª Etapa: Construção de Linhas

Ao clicar no ícone referente a linha da barra de ferramentas e posicionar o mouse sobre o círculo externo, o Solidworks irá indicar os quadrantes desejados e o ângulo 90° para que as linhas sejam construídas a partir do desenho indicado abaixo:

Figura 05 – Linhas Verticais Iguais
Figura 05 – Linhas Verticais Iguais

 

Inicialmente constrói-se duas linhas na vertical a partir do círculo externo. Para aplicarmos uma propriedade de igualdade entre elas, será necessário selecioná-las e apertar o Ctrl, em seguida ativar o botão “= (Igual)” na janela de informações ao lado da área de trabalho. Aplica-se então a Dimensão Inteligente, atribuindo-se a uma das linhas 60 mm e como possuem propriedades iguais, este valor será atribuído automaticamente a outra linha. Em seguida, utilizaremos a ferramenta linha novamente para concluir a geometria como na figura abaixo e atribuir os valores de cada linha construída e suas propriedades de igualdade.

Figura 06 – Linhas da Geometria
Figura 06 – Linhas da Geometria

 

4ª Etapa: Aparando Entidades

O ícone Aparar Entidades também se encontra na Barra de Ferramentas do SolidWorks e é utilizado através de um clique na  linha que deseja-se apagar, sendo assim, apagaremos o semicírculo inferior do círculo externo.

Figura 07 – Aparando Entidades
Figura 07 – Aparando Entidades

 

5ª Etapa: Extrusão

O próximo passo será colocar o esboço na vista isométrica no ícone indicado na imagem abaixo e em seguida sair do esboço.

Figura 08 – Visão Isométrica do Esboço
Figura 08 – Visão Isométrica do Esboço

 

Após este procedimento, iremos extrudar o esboço, da seguinte forma: seleciona-se Esboço1 e em seguida Recursos – Ressalto/ base extrutdado, dimensionado em 75 mm, observe:

Figura 09 - Extrusão
Figura 09 – Extrusão

 

6ª Etapa: Furos

Para abrirmos um esboço dos furos que serão realizados em cada face da peça, selecionaremos a face com o botão direito e na barra de ferramentas clica-se na linha e em seguida no ícone Linha de Centro, e então traça-se uma diagonal de um ponto a outro desta face. Este processo será realizado nas duas faces da peça.

Figura 10 – Linhas de Centro
Figura 10 – Linhas de Centro

 

Para dar continuidade, utilizamos a ferramenta círculo para construir um círculo em cada face a partir do ponto médio das linhas de centro anteriores e considerando ambos os círculos iguais, selecionando um círculo – Ctrl – seleciona-se o outro círculo – Igual, sendo que cada círculo possui o diâmetro de 25,4 mm (utiliza-se a ferramenta Dimensão Inteligente).

Figura 11 – Construção de Círculos
Figura 11 – Construção de Círculos

 

 

Através do comando Sair do Esboço –  Recurso – Corte Extrudado, sendo que na aba de informações é importante admitir o furo como “Passante” e confirma (V).

Figura 12 – Furos
Figura 12 – Furos

 

7ª Etapa: Filetes

A ferramenta Filete será aplicada a partir de algumas arestas e faces da peça, como forma de melhor identificação destas arestas e faces, iremos nos basear nas figuras abaixo. Obs.: Os filetes serão realizados em ambos os lados da peça.

Figura 13 – Primeiro Filete (5mm)
Figura 13 – Primeiro Filete (5mm)

 

Figura 14 – Segundo Filete (5mm)
Figura 14 – Segundo Filete (5mm)

 

Figura 15 – Terceiro Filete (3mm)
Figura 15 – Terceiro Filete (3mm)

 

Etapa Final:

Figura 16 - Mancal
Figura 16 – Mancal

 

 

Por: Geane da C.Santos

Formanda em Engenharia Mecânica

 

Referências

Texto:

– https://pt.wikipedia.org/wiki/SolidWorks

Imagens:

– http://gomeysam.com/2015/05/02/solidworks/

– http://www.laferrolamentos.com.br/produtos/categoria/20/mancais

 

 

Comments

comments

Posted by innovoengenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *