O que é Engenharia da Produção?

Engenharia da Produção é o ramo da engenharia que se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações e equipamentos. Fundamental em indústrias e empresas de diversos setores, o profissional da área tem como objetivo gerenciar os recursos da instituição aumentando sua produtividade e consequentemente rentabilidade.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), ao engenheiro de produção compete:

“a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia”.

A formação do profissional, desta forma, mistura conhecimentos de diversos ramos, como administração, economia e outras engenharias. Por ser considerado como uma ponte entre os setores técnicos e administrativos, o seu campo de trabalho vai além dos muros das indústrias.

Mercado de trabalho:

O profissional desta área tem que enfrentar diversos problemas na empresa onde está inserido, para isso, o engenheiro tem que entender de processo produtivo. Por causa desta abrangência o profissional pode trabalhar em indústrias e empresas prestadores de serviços, além de turismo e telecomunicações, hospitais, entre outros.

Segundo sites especializados muitos alunos cursando o superior já saem empregados da faculdade, contudo a maioria das vagas estão concentradas no Sul e Sudeste.

Salários:

O salário inicial para a carga horária de 6 horas está em torno de R$3.000, mas pode variar conforme estado e de empresa para empresa.

Comments

comments

Posted by Joseane Rosa

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *